Elementos Essenciais ao Crescimento das Plantas

Por: Prof. Phillip Barak
Versão original em inglês
Tradução: Cynthia Pinheiro Machado
Revisão: Profa. Helenice Mercier

Lista dos Elementos Essenciais


Os elementos minerais essenciais são:
Nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, manganésio, zinco, cobre, molibidênio e níquel.
Além dos elementos minerais essenciais existem os elementos benéficos,elementos que promovem o crescimento em várias plantas mas que não são absolutamente necessários para que se complete o ciclo de vida da planta, ou que não estão de acordo com o critério de Arnon e Stout, o qual diz que o elemento deve agir diretamente na planta. Os elementos benéficos são:

Sílica, sódio, cobalto e selênio

Outros elementos que foram propostos como candidatos a elemento essencial ou benéfico incluem o cromo, vanádio e titânio, mas ainda faltam evidências suficientemente fortes.

Outro grupo é dos elementos não minerais essenciais, elementos captados como gás ou água, que são:

Hidrogênio, oxigênio e carbono

De todos os elementos naturais existentes, os elementos minerais essenciais, os elementos essenciais não minerais e os elementos benéficos não estão distribuídos ao acaso, mas, ao contrário, se concentram em alguns grupos na tabela periódica.
Periodic Table marked with essential and beneficial elements MolybdenumSeleniumZincCopperNickelIronManganeseCalciumPotassiumChlorineSulfurPhosphorusMagnesiumNitrogenBoron

Esquemas de classificação para elementos essenciais incluem:


Próxima Página
 
  Cynthia Schuck Paim