Propostas para o Ensino de Botânica
Sex, 01 de Abril de 2011 05:42

Propostas para o Ensino de Botânica

Sabemos da dificuldade enfrentada por professores do ensino básico em trabalhar o conteúdo de Botânica.

Muitos professores fogem das aulas de Botânica, relegando-as ao final da programação do ano letivo, por medo e insegurança em falar do assunto. Entre tantos argumentos, uma justificativa recai sobre a dificuldade em desenvolver atividades práticas que despertem a curiosidade do aluno e mostrem a utilidade daquele conhecimento no seu dia-a-dia.

 

Nosso projeto tem o objetivo de criar, fornecer e desenvolver aulas práticas em diversos temas da Botânica junto com esses professores, utilizando materiais de fácil acesso, baixo custo e adequadas ao tempo médio das aulas nas escolas. Estas aulas são direcionadas aos professores visando suas aplicações em salas de aula. Pretende-se com isso, mostrar o quanto a Botânica toma parte no dia-a-dia do cidadão.

 

As impressões sobre o curso têm sido muito satisfatórias tanto no aspecto formal, ou seja, no desenvolvimento das aulas propriamente dito, quanto numa avaliação mais intuitiva/emocional ligada à quebra do bloqueio com o tema. Cabe salientar também que grande parte do êxito alcançado nesse projeto se deve a participação de vários docentes do Departamento e, principalmente, ao envolvimento dos alunos de pós-graduação na organização, montagem e realização das atividades.

 

Déborah Yara A. C. dos Santos (Coordenadora do projeto)

 

 

 

Proposals for Botany Teaching

We know the difficulties face by basic education teachers in teaching botany.

Lots of teachers flee from teaching botany, relegating them to the end of the school year by fear and their insecurities in talking about the subject. One of the reasons given is that it is difficult to come up with hands-on activities that can catch the students’ curiosity and show its usefulness.

Our project aims to create, provide and develop practical classes about various botany themes with the teachers, using easily available and low cost material that is adequate for the average class time. With that we intent to show how botany is present on the daily lives of everyone.

First impressions on the course have been satisfactory in its formal aspect, the actual class development, as well as in an intuitive/emotional view, related to breaking the resistance to the subject. We can also point out that most of the project’s success is due to professors in the department and to the involvement of graduate students in the organization, assembly and realization of the activities.

 

Deborah Yara A. C. dos Santos (project coordinator)