Agenda de Exames de Qualificação
Dom, 03 de Abril de 2011 16:51

Exame de Qualificação

O exame de qualificação é obrigatório para os cursos de mestrado e doutorado. Não há exigência de créditos em disciplinas para a sua realização.

Exame de qualificação para o mestrado

Objetiva avaliar o conhecimento geral do aluno em sua subárea, sua capacidade de comunicação e o embasamento teórico-metodológico do seu projeto. A inscrição no exame de qualificação deverá ocorrer até sete (7) meses após a matrícula. O exame de qualificação será realizado até 60 dias após a inscrição. O aluno, se reprovado, deverá realizar um segundo exame até 30 dias após o primeiro.

Exame de qualificação para o Doutorado

Objetiva avaliar a maturidade e autonomia científica do aluno em sua subárea, as capacidades de síntese e de transmissão de conhecimento, com ênfase nos aspectos inovadores de seu trabalho para desenvolvimento da ciência. Os alunos com o título de mestre deverão se inscrever no exame de qualificação até 12 meses após a matrícula. Os alunos de doutorado direto, incluindo os transferidos do mestrado, deverão se inscrever até 25 meses após a matrícula. O exame de qualificação será realizado até 60 dias após a inscrição. O aluno, se reprovado, deverá realizar um segundo exame até 30 dias após o primeiro.

Comissão Examinadora

A comissão examinadora compõe-se de três membros, excluídos orientador e co-orientador. Ao menos um dos membros deve ser credenciado no programa.

Do exame de qualificação:

A solicitação do exame de qualificação deverá ser acompanhada de um resumo do projeto de no máximo duas páginas impressas e em arquivo eletrônico. O aluno fará uma exposição oral, com duração mínima de 40 minutos e máxima de 60 minutos, na qual serão avaliados forma, conteúdo e aspectos didáticos. O aluno deverá demonstrar conhecimento teórico amplo e não deve ater-se exclusivamente aos tópicos de seu projeto. A apresentação deverá abranger, pelo menos, uma síntese do contexto científico atual relacionado ao tema do projeto e sua contribuição para o aprimoramento da área de estudo. Um cronograma com as etapas cumpridas e um planejamento de atividades deverá ser apresentado. Nos exames de mestrado, resultados preliminares poderão ser apresentados e, nos de doutorado, deverão ser apresentados. Alunos cujos projetos tenham sido aprovados com ressalvas no exame de ingresso deverão explicitar os ajustes feitos para atender às solicitações da comissão de ingresso. Após a apresentação, cada membro da comissão examinadora terá até 30 minutos, no caso de mestrados, e até 60 minutos, no caso de doutorados, para arguir o candidato.

Qualifying Examination

The qualifying examination is mandatory for master’s and doctorate courses. There are no credits requirement for the exam.

Master’s qualifying examination

The objective is to evaluate the student’s general knowledge in his field, his communication capabilities and the methodology and theory basis of his project. The application for the exam must occur in up to seven months after enrollment. The qualifying examination will happen until 60 days after the application. If the student happens to fail, a second exam must be performed in up to 30 days after the first one.

Doctorate qualifying examination

The objective is to evaluate the student’s maturity and autonomy in his field, his synthesis and knowledge transmission capabilities, highlighting any innovative factors in his work for science development. Students with a master’s degree must apply for the qualifying examination in up to 12 months after enrollment. Straight to doctorate students, including transferees from master’s course, must apply for qualifying in up to 25 months after enrollment. If the student happens to fail, a second exam must be performed in up to 30 days after the first one.

Examining committee

The examining committee is composed of three members, along with the professor and his assistant. At least one member must be part of the program.

The qualifying examination

The solicitation for the exam must accompany a summary from the project with up to two pages, printed and the electronic file. The student will make an oral exposition during between 40 and 60 minutes, in which form, content and didactic aspects will be assessed. The applicant must show wide knowledge, not only focusing his project. The presentation must include at least a synthesis of the current scientific context related to his project and its contribution to the field. For master’s preliminary results may be presented, and are on obligation for doctorate. Students whose projects were accepted with reserves must explain the adjustments made to fulfill the committee requirements. After the presentation, each member of the examining committee will have up to 30 minutes (60 for doctorate) to question the candidate.