PNADB
Dom, 03 de Abril de 2011 18:39

Programa Nacional de Apoio e Desenvolvimento da Botânica

O Programa Nacional de Apoio e Desenvolvimento da Botânica (PNADB), mantido pela CAPES (http://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/pnadb), tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em diferentes instituições de ensino superior, possibilitando a pesquisa interdisciplinar voltada para a caracterização de espécies botânicas e a criação de condições estimulantes à associação de projetos para incremento da formação pós-graduada na área de botânica no país.

Os projetos são apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, de docência, de pesquisa e de estágio pós-doutoral. As missões são planejadas de modo a assegurar a implementação das ações destinadas a facilitar e possibilitar a interação entre as equipes, consolidando, deste modo, as redes de cooperação.

 


Projetos do programa de pós-graduação em Botânica da Universidade de São Paulo

 

Rede de cooperação acadêmica para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação na área de Botânica da UFMS e UFES em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Botânica da USP.

Instituição proponente:
Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituições associadas:
Programa de Pós-Graduação em Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo

 

Avaliação dos impactos da urbanização sobre a biodiversidade marinha: uma análise sob a perspectiva do fitobentos.

Coordenador geral da proposta:
Paulo Antunes Horta Junior (UFSC, Departamento de Botânica, Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal)

Equipes associadas de outras Instituições:
Universidade Federal de Santa Catarina (Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal): Dra. Zenilda Bouzon, Dra. Luciane Ouriques, Dra. Eloir Schenkel e Dr. Marcelo Maraskin.
Universidade Federal Rural de Pernambuco (Programa de Pós-Graduação em Botânica): Dra. Sonia M. B. Pereira – Coordenador de equipe, Dra. Maria Elizabeth Bandeira Pedrosa).
Universidade Federal da Bahia (Programa de Pós-Graduação em Botânica): Dr. Marcos Nunes – Coordenador de equipe.
Universidade de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Área Botânica): Dra. Fanly Fungyi Chow Ho – Coordenadora de equipe e Dr. Eurico Cabral de Oliveira.

 

 

 

:: voltar